terça-feira, 25 de agosto de 2009

Atividades para a Educação Infantil

Que tal deixar o momento das atividades dirigidas um pouco mais divertido e interessante. Trabalhar com materiais concretos é fundamental para as crianças pequenas. Alem disso podemos trabalhar com eles a questão ambiental que está em alta nos dias atuais.
Caranguejo feito com prato de papelão pequeno

Tartaruga feita com prato de papelão grande

Caracol feito com tampas plasticas de lata de leite em pó


Flores de Garrafas pet



Idéias tirada da net!!!!



segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Fantoche e História

Índia


História - A Indiazinha Unaí

Unaí nasceu lá no meio da floresta, no tempo em que só existia mato. A menina corria, pulava, nadava como um peixinho ... Ela morava numa oca - É esse o nome dado às casas dos índios.
Comia frutas, peixes, tudo o que a natureza podia dar, e era feliz. Unaí e todas as crianças da aldeia aprendiam com os mais velhos os afazeres e as tarefas, como: fazer potes de barro, tecer redes, escolher as frutas boas para comer e moer mandioca para fazer farinha. À noite, o céu ficava muito estrelado. Era lindo! A menina cedia ao sono, se deitava e dormia numa rede tecida por ela e por sua mãe. Quando amanhecia, o dia era maravilhoso! Aquele monte de pássaros contando ao mesmo tempo, o cheiro do mato, o calor do sol que ia aquecendo tudo devagarinho ... E lá ia Unaí para mais um dia de alegria!
Créditos: Texto - Selma Russo

domingo, 23 de agosto de 2009

Fantoches Folcloricos

O termo "Folclore" (folk=povo; lore=saber) foi proposto pela primeira vez pelo antropólogo inglês Willian John Thomas, em 22 de agosto de 1846, quando sugeriu, em artigo publicado numa revista inglesa, que fosse dado o nome de Folk-lore a tudo aquilo que abrangesse as "antiguidades populares", solicitando cooperação para o levantamento de dados sobre os "usos e costumes tradicionais" do povo.
O dia 22 de agosto passou a ser considerado o dia do folclore porque foi a data em que a palavra foi publicada pela primeira vez, na Inglaterra.
Créditos: Rosane Volpatto - O que é folclore?


Bumba meu Boi
Portanto podemos definir folclore como um conjunto de mitos e lendas, cantigas ou cirandas de rodas, brinquedos e brincadeiras que as pessoas passam de geração para geração.


Bumba meu Boi
Todos os anos trabalhamos com os nossos alunos o dia do Folclore. Nosso objetivo principal é resgatar um pouco da nossa cultura, que fica tão esquecida em meio a tantas novidades.
Que tal dar mais vida a essa data usando como recurso os nossos fantoches!!

Saci Pererê
Os livros e as músicas são fundamentais, mas com as crianças pequenas os fantoches fazem o maior sucesso!!!

Boto Rosa
Com os fantoches nas mãos as crianças podem sentir e perceber os detalhes, as características de cada um ... podem imitar os gestos e repetir suas falas.

Iara

Dessa forma o aprendizado se torna lúdico e com certeza muito mais prazeroso!!!

Cuca


Casinhas para contar histórias








Tapetes para contar histórias






Com dedoches
Cenario com nuvens de chuva
Tapete em forma de sacola

Os 3 Porquinhos