domingo, 11 de outubro de 2009

Agua refresca e ensina

O verão esta chegando e para os pequenos não ha nada melhor do que uma deliciosa e refrescante brincadeira com a agua

Para os dias de sol, filtro solar, chapeu e muita brincadeira!!

Peça para os pais enviarem maios e biquinis para as crianças. Então, promova o dia do clube na creche ou escola. Monte uma pequena piscina inflavel e, com a ajuda de auxiliares, coloque as crianças na agua, aos poucos, sem alardes ou respingos de agua no rosto dos bebes e das crianças, que podem se assutar.
Estimule o bater dos pes e das mãos, molhe o rosto da criança e mostre o corpo dela submerso. Encha e esvazie pequenos brinquedos de plastico dizendo para os bebes: "Ta cheio. Ta vazio. Acabou!"
Com os maiores, promova disputas com bolas, esconde-esconde de objetos e exercicios fisicos orientados pelo educador, como correr, levantar, sentar, virar para os lados...
Banho de mangueira (ou esguicho) tambem é muito divertido. Coloque a turminha, de preferencia, em um gramado e promova uma chuva de alegria. Molhe todos ao mesmo tempo e depois um por um, pedindo para as crianças dizerem bem alto o nome do colega que esta tomando banho.
Outra ideia é a faxina dos brinquedos. Pegue baldes pequenos de plasticos e brinquedos, encha de agua e peça para a garotada lavar panelinhas, bonecas, carrinhos, baldes, bolas... A atividade pode ser realizada depois de uma visita ao trabalho dos funcionarios da limpeza. Deixe as crianças observarem as tarefas realizadas para higienizar os ambientes, promova um bate papo rapido e descreva o trabalho.
Se o dia for de muito sol e estiver proximo ao horario do almoço, diponibilize pinceis e agua para que os pequenos desenhem no chão. Estimule a representação de figuras geometricas, por exemplo e, em segundos, observe com eles o que acontece com a "obra".
Faça expressão de surpresa e explique que o desenho sumiu porque a agua foi embora.
Convide a garotada a fazer mais desenhos, rapidamente. Cuide para que todos estejam calçados, para não queimarem os pés, e chapeu.



E lembrem-se, para brincar com agua...

Avalie sempre a temperatura do dia e o clima, antes de propor uma brincadeira com agua para as crianças.

Cuidado com os pisos que derrapam demais.

Passe filtro solar nos pequenos.

Peça mais trocas de roupas para os pais nos dias de calor, alem de biquinis, maios, chinelos e chapeus.

Tenha toalhas de banho a disposição.

Não deixe a garotada exposta ao sol do meio dia. Os melhores horarios para as brincadeiras ao ar livre são das 9 as 11 horas e das 14 as 16 horas.


Atenção redobrada e auxiliares de palntão para evitar afogamentos e quedas.

Depois da realização das atividades jogue fora a agua da piscina e de baldes em canteiros. Peça a ajuda das crianças para aproveitar a agua na rega das plantas.

Creditos: Revista Projetos Escolares Creche

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Educação dos Filhos


O "NÃO" tem que existir e ser educativo
Quando se fala da mãe, é preciso falar tambem um pouco do pai, pois conforme o tipo de pai, a mãe, na sua parte mutante, vai se adaptando a ele para educar seus filhos. Papai " molinho"? Mamãe se tranforma em durinha...
Existem diferenças fundamentais entre ser homem e ser mulher. Essas diferenças podem aumentar quando tem filhos. Mas se elas forem conhecidas podem se transformar em complementações progressivas, desde que um não queira que o outro seja igual a ele. As diferenças, quando bem trabalhadas, enriquecem.
Mulher tem preparo biologico para ser mãe, mas a paternidade tem que ser desenvolvida. Não existe ex-mãe, mas ex-pais são incontaveis. Pai perde filho em praias e shoppings, enquanto mãe carrega ate a mochila dele.
Desde a concepção ate a maturidade, o filho passa por tres partos: nascimento; adolescencia e independencia economica.
Os filhos são unicos, não importa quantos sejam. Portanto, o que é bom para um pode não ser para os outros. Não é a toa que cada filho teve sua propria gravidez, mesmo que gemeos, e tem seu proprio nome. Mas a educação tem de ter principios semelhantes, para que todos os filhos incorporem valores e sejam cidadãos éticos, competentes, felizes e progressivos.
Filhos são como navios. Por melhor que sejam os portos, os navios foram fabricados para navegar nos oceanos da vida. Filhos não são feitos para ficar eternamente na familia. A escola equipa esse navio. Cada uma tem que cumprir a sua parte. Assim, filhos de lavradores podem ser doutores.
É comum os pais de hoje não saberem mais o que fazer com um filhinho de 3 anos de idade quando ele faz birra. Ele tem autoridade sobre seus pais mesmo que estes ainda tenham poder sobre ele. Quem manda na familia acaba sendo a criancinha de 2 anos de idade. Sem competencia para tamanho poder, ela acaba tiranizando seus pais.
Não se chega gratuitamente a tirania. Seus bisavós foram patriarcas, avós da geração hippie e/ou sufocados, e pais folgados. Hoje, podemos encontrar convivendo em uma mesma familia representantes de todas essas gerações.
Um dos grandes motivos dessa tirania é o sentimento de culpa que angustia a mãe. Não há mãe que não se culpe de trabalhar fora, do filho não comer bem, de ser mal educado...
A familia contemporanea mudou e seus principios de convivencia agora são iguais aos de uma equipe, sem chefe, mas com lideres educativos. O não hoje tem que existir e ser educativo, para que o filho descubra e aprenda o que tem que ser feito. Sem o não, o sim não existe.
Para a educação, o amor dos pais para os filhos tem varias etapas: o amor dadivoso, amor que ensina, amor que exige, amor que troca, amor que retribui. O que falta nos pais de hoje é o amor que exige.
Na educação não se engole sapos. A todo sapo engolido pelos pais, é uma falta de educação que o filho aprende. Portanto, uma boa educação estimula que o filho faça em casa e que ele vai ter que fazer fora dela e não permite que ele faça em casa o que não podera fazer na sociedade.
Os pais não podem dar, emprestar nem exigir dos filhos a felicidade, mas tem como educa-los para serem felizes.
Creditos: Içami Tiba - Psiquiatra; Educador, Conferencista
Texto retirado da Seção Temática da Revista Aprendizagem de Março/ Abril de 2009

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Revista - Veja Rio

Nosso Material foi parar nas paginas da Veja Rio!!!!!