domingo, 11 de outubro de 2009

Agua refresca e ensina

O verão esta chegando e para os pequenos não ha nada melhor do que uma deliciosa e refrescante brincadeira com a agua

Para os dias de sol, filtro solar, chapeu e muita brincadeira!!

Peça para os pais enviarem maios e biquinis para as crianças. Então, promova o dia do clube na creche ou escola. Monte uma pequena piscina inflavel e, com a ajuda de auxiliares, coloque as crianças na agua, aos poucos, sem alardes ou respingos de agua no rosto dos bebes e das crianças, que podem se assutar.
Estimule o bater dos pes e das mãos, molhe o rosto da criança e mostre o corpo dela submerso. Encha e esvazie pequenos brinquedos de plastico dizendo para os bebes: "Ta cheio. Ta vazio. Acabou!"
Com os maiores, promova disputas com bolas, esconde-esconde de objetos e exercicios fisicos orientados pelo educador, como correr, levantar, sentar, virar para os lados...
Banho de mangueira (ou esguicho) tambem é muito divertido. Coloque a turminha, de preferencia, em um gramado e promova uma chuva de alegria. Molhe todos ao mesmo tempo e depois um por um, pedindo para as crianças dizerem bem alto o nome do colega que esta tomando banho.
Outra ideia é a faxina dos brinquedos. Pegue baldes pequenos de plasticos e brinquedos, encha de agua e peça para a garotada lavar panelinhas, bonecas, carrinhos, baldes, bolas... A atividade pode ser realizada depois de uma visita ao trabalho dos funcionarios da limpeza. Deixe as crianças observarem as tarefas realizadas para higienizar os ambientes, promova um bate papo rapido e descreva o trabalho.
Se o dia for de muito sol e estiver proximo ao horario do almoço, diponibilize pinceis e agua para que os pequenos desenhem no chão. Estimule a representação de figuras geometricas, por exemplo e, em segundos, observe com eles o que acontece com a "obra".
Faça expressão de surpresa e explique que o desenho sumiu porque a agua foi embora.
Convide a garotada a fazer mais desenhos, rapidamente. Cuide para que todos estejam calçados, para não queimarem os pés, e chapeu.



E lembrem-se, para brincar com agua...

Avalie sempre a temperatura do dia e o clima, antes de propor uma brincadeira com agua para as crianças.

Cuidado com os pisos que derrapam demais.

Passe filtro solar nos pequenos.

Peça mais trocas de roupas para os pais nos dias de calor, alem de biquinis, maios, chinelos e chapeus.

Tenha toalhas de banho a disposição.

Não deixe a garotada exposta ao sol do meio dia. Os melhores horarios para as brincadeiras ao ar livre são das 9 as 11 horas e das 14 as 16 horas.


Atenção redobrada e auxiliares de palntão para evitar afogamentos e quedas.

Depois da realização das atividades jogue fora a agua da piscina e de baldes em canteiros. Peça a ajuda das crianças para aproveitar a agua na rega das plantas.

Creditos: Revista Projetos Escolares Creche

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá meninas!!!!!!!!Agora sou seguidora do blog tá? Sou eu Carla....saudades de vcs!!! O blog tá incrível.......mil bjsss

Renata Sardinha disse...

Olá amigas ! Amei esta coisa fofa brincando na água ! Aqui na minha escola tb estamos pensando em fazer isso semana que vem ! É muito bom né ! Adoro o blog de vcs ! Beijos
Renata
Feliz dia dos professores !

Rute Beserra disse...

Passando por aqui para conhecer o blog de vcs, parabéns, adorei os materiais pedagógicos.
beijinhos
www.rute-rute.blogspot.com

Renata Sardinha disse...

Olá meninas ! Passei para deixar um beijão ! Bom final de semana ! Beijocas
Renata

Renata Sardinha disse...

Olá meninas ! Vocês estão muito sumidas ! Estou achando falta de vcs ! Apareçam ! Tem um selinho para vcs no meu blog ! Beijão
Renata

Renata Sardinha disse...

Olá amigas ! Vim desejar a vcs um lindo e feliz natal e um ano novo cheio de alegrias ! Beijos
Renata